Cidade Velha Património Mundial da UNESCO
A Cidade Velha (localizada em Cabo Verde) foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade no dia 26 de junho de 2009, numa decisão da UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) que cuida da educação e da cultura.
A decisão da UNESCO põe termo a um projeto iniciado há uma década e vai permitir o desenvolvimento daquele que foi o primeiro núcleo populacional surgido na ilha de Santiago (Cabo Verde).
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, em entrevista à RCV, a decisão foi tomada por unanimidade.
Também conhecida por Ribeira Grande de Santiago, a localidade foi descoberta pelos portugueses em 1460.
PRIMEIRA CAPITAL
E, dois anos mais tarde, foi lá criada a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando se deu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a atual Cidade da Praia.
O processo de candidatura da Cidade Velha, 15 quilômetros a oeste da Cidade da Praia, arrastava-se há 10 anos, mas ganhou impulso após a apresentação do dossiê à UNESCO, a 31 de Janeiro de 2008.
Meses depois, em Julho do ano passado, esteve em Cabo Verde uma missão da agência da ONU para avaliar o processo e comprovar as condições dessa candidatura.
Naquela localidade, e à primeira vista, o imponente forte, com as suas antigas peças de artilharia, remete-se ao passado desta cidade.
Mais abaixo as ruínas da Sé Catedral ensinam que esta agora pacata cidade no interior da ilha de Santiago sofreu muitos ataques, principalmente dos piratas que, nos séculos XVI, XVII e XVIII, navegavam pelos mares à procura do que saquear.
A Cidade Velha não fugiu à sina, nem tão pouco à destruição da Sé Catedral, alguns anos após o término da sua construção e ainda hoje se conseguem ver provas disso.
ÁFRICA E AMÉRICA
A cidade, que tem no mar a sua principal função, foi erigida no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre África e América.
A recuperação do sítio histórico começou nos finais da década de 1980, financiada não só pela cooperação portuguesa, mas principalmente pela espanhola, que já investiu na Cidade Velha mais de cinco milhões de euros.
Esse dinheiro foi aplicado na restauração dos monumentos e das moradias, além da melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
Os habitantes da cidade também aguardavam com expectativa a decisão da UNESCO, sabendo que, mais do que reconhecer o valor histórico, a elevação a Patrimônio Mundial da Humanidade vai permitir melhorar significativamente as condições de vida.
Em Abril último, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, por ocasião do Simpósio Internacional sobre o Campo de Concentração do Tarrafal, anunciou a intenção do governo de candidatar esta vila do norte da ilha de Santiago também a Patrimônio Mundial da Humanidade.
No entanto, condicionou a candidatura a uma decisão final da UNESCO sobre a Cidade Velha, uma vez que um país não pode apresentar simultaneamente dois locais ao estatuto de Patrimônio Mundial da Humanidade.
NOVAS GERAÇÕES
Sobre este processo, afirma o historiador e embaixador Daniel Pereira: “No entanto, não há amanhã sem ontem, o que significa que a Cidade Velha terá que ser revelada em cada uma das esquinas do seu percurso histórico”.
Desta forma, acrescentou, “as gerações do presente e do futuro poderão encontrar o elo que as liga ao passado e equacionar os problemas das suas relações com o mundo em que vivem nomeadamente no que toca à sua integração numa sociedade como a nossa, em constante evolução”.
O berço da nação caboverdiana agora está ao lado das grandes obras da humanidade. “Cidade Velha foi inscrita na Lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, marcando a entrada de Cabo Verde no inventário internacional de sítios com extraordinário valor universal”.
Leia também as matérias a seguir, sobre as Ruínas da Cidade Velha e o lançamento da segunda edição do livro do embaixador de Cabo Verde no Brasil, sobre a Cidade Velha.
Serviço
– Publicado originalmente a 13 Agosto, 2009 no site Nôs Revista
– Com informação da Embaixada de Cabo Verde no Brasil
[…] vaihtui Cidade Velhaksi. Unescon listoille pikkukaupunki hyväksyttiin vuonna 2009. Lähteet: [1], [2] & […]